Página inicial

terça-feira, 22 de novembro de 2016

O que fazer nas 24h disponíveis...

O que fazer nas 24h disponíveis...


Um estudo, feito por uma entidade independente em 2015, revela que 49% dos entrevistados referem como uma das suas prioridades a implementar no novo ano: “ter mais tempo para o que é realmente importante”.
Se queremos ter mais tempo para o que realmente interessa, quer dizer que sentimos que actualmente não o estamos a fazer.
Se não estamos a fazer o que é realmente importante, então o que andamos a fazer?
Onde andamos a investir o nosso tempo?
Todos nós temos 24 horas por dia. O tempo é a medida universal e mais justa que existe. A diferença de resultados entre as pessoas depende muito sobre a forma como cada um de nós o utiliza.
Então, o primeiro desafio que lanço ao leitor deste artigo é agarrar numa folha, caderno ou usar uma aplicação e fazer a identificação de onde tem alocado as 24h.
Se já usa uma agenda ou calendário pode ser mais fácil fazer o esquema do que tem feito com o seu tempo. É importante adquirirmos consciência e ficar com a noção da situação atual da utilização do tempo.
Se queremos passar a investir o tempo no que é realmente importante, temos de dar nitidez àquilo que para cada um de nós o é, uma vez que é diferente de pessoa para pessoa, porque depende do que cada um valoriza e quais os objetivos que têm.
O que é realmente importante para cada um de nós?
O segundo desafio de hoje é escrever quais os teus objetivos e prioridades diárias, semanais e mensais.
Quais os resultados que quer atingir no final do ano?
O que quer conseguir a nível pessoal? A nível profissional? E a nível social?
Como diz Séneca “Não há ventos favoráveis para os que não sabem para onde vão”, logo temos de saber quais os nossos ventos favoráveis.
Escrever é uma boa forma de dar nitidez e ajudar-nos a clarificar as ideias que temos na nossa mente. Deixo aqui um exemplo de tabela, mas usa a tua criatividade.
Depois de ter descriminado onde investimos as nossas 24h diárias e quais os objetivos e metas a atingir, podemos comparar e perceber se estão alinhados ou não. 
  • Estou a trabalhar para atingir os meus objetivos?
  • Ou estou a investir tempo nos objetivos dos outros?
  • Quais as tarefas diárias que eu tenho que executar e a que horas as devo fazer?
O terceiro desafio deste artigo é organizar as tarefas, orçamenta-las ao nível de tempo (Quanto tempo demoro a fazer esta tarefa?) e dispô-las no calendário para um planeamento mais eficaz.
Deixo-te um exemplo de um possível calendário semanal para preencheres. Podes também usar o calendário online ou a tua agenda para organizares as tarefas. Lembra-te sempre de lhe atribuíres data e hora, pois só assim vais garantir que vais fazer a tarefa.
Assim temos um esquema do que fazer nas nossas 24 horas disponíveis.
Como o tempo é tão importante e não o conseguimos “desligar”, temos de ter atenção aos “ladrões de tempo”. Há atividades no dia-a-dia que são autênticos cronófagos: atividades que nos “comem” o tempo disponível e, por este motivo, devemos ter-lhes especial atenção.
Definir a metodologia a usar é essencial, assim como escolher as ferramentas a usar para nos ajudar a colocar os nossos objetivos em prática. Partilhamos aqui algumas ferramentas, mas existem mais tudo vai depender das tuas preferências e do que efetivamente valorizas.
O ingrediente final para melhorares a Atitude de Gestão de tempo, é a pessoa que está a ler este texto.
NÓS!
Se não tivermos uma atitude proactiva e focada na obtenção de resultados e de melhoria contínua, não obtemos mudança na nossa vida. Se olhamos para a falta de tempo e pensamos que não há problema, então vamos continuar com os mesmos hábitos e vamos continuar sem tempo.
Agora chegou a hora de tomarmos a decisão de fazer algo diferente: Fazer! Entrar em ação!
Assim sim, resultados diferentes aparecem!
Vamos lá alterar pequenas coisas de cada vez rumo aos nossos objetivos e a uma melhor gestão de tarefas dentro das nossas 24 horas disponiveis!
#Foco #Determinação #Empenho #Dedicação
www.mcmteam-seraromas.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário